Experiências estão relacionadas com colocar em prática, comprovar, provar, testar. Por isso, as boas experiências funcionam como a hora da verdade: vivências que produzem significados e aprendizados, e que podem gerar “memórias estrategicamente inesquecíveis”, fundamentais para o relacionamento de longo prazo e para a construção de relevância e reputação de uma marca.
Mas, como gerar experiências inesquecíveis se inesquecível é uma coisa diferente para cada pessoa? Com iniciativas autênticas, proprietárias e bem-planejadas, que podem gerar memórias encantadoras e entrar no “universo particular” do seu público de interesse. O segredo está em se fazer entender, e em entender o outro também: entender a simbologia da sua marca e fazer bom uso da geração de vínculos, gerando momentos mágicos com seus públicos de interesse.
Dicas práticas para começar:
• Ouvir é bom. Em vez de apenas falar, ouça o que os outros estão dizendo, nas linhas e entrelinhas. Muitas marcas perdem grandes oportunidades por não saberem ouvir.
• Ver é importante. Observe o comportamento das pessoas, entenda suas ações, perceba porque ficam felizes ou infelizes. A solução está no outro, basta prestar atenção.
• Sentir é fundamental. Ninguém sente pelo outro, mas observar ações e reações pode economizar tempo, talento e muito dinheiro. E vale experimentar: sentir a mesma experiência para opinar.
• Refletir sempre! Pense na experiência completa. O que poderia ser melhor? Onde e como acrescentar ou eliminar etapas? Atenção: a pressa é inimiga da perfeição, mas não perca tempo.
• Resolver, que é diferente de apenas agir. Há pessoas que entram em ação mas não resolvem nada daquilo a que se propuseram fazer. Isso não encanta ninguém. Apenas disfarça. E desencanta.
Quer boas memórias, ótimas histórias e negócios surpreendentes para a sua marca? Reveja o que você está oferecendo. Saia da zona de conforto. Use a criatividade. Recalibre expectativas e intenções. Qual é a melhor hora para experimentar algo novo? Agora.
*Marina Pechlivanis é founder da Umbigo do Mundo e colunista da revista Consumidor Moderno