Para os gestores que confiam exclusivamente nas funções, nas curvas e nos teoremas com seus indicadores de performance e projeções de resultados, que tal considerar as redes de relações, de intrigas e de interesses na intrincada cadeia das interdependências do comportamento humano, que se sobrepõem a todas as lógicas das teorias computacionais?
Para os que têm a certeza de tudo, que tal entender a complexidade da aleatoriedade, dos riscos e das adversidades de cada uma das suas ações, tratando-as como inúmeras possibilidades de algo acontecer ou não, se desdobrar ou não, mudar de rota ou não, para além da capacidade preditiva da ciência em resolver questões complexas e interligadas?
Para os que acreditam na inovação e utilizam as mesmas fórmulas mágicas, métodos milagrosos e consultores de sempre para resolver toda a sorte de desafios, que tal analisar que tudo depende de expectativas e intenções incontroláveis e mutáveis de acordo com o contexto, o momento, as pessoas envolvidas e as relações de troca em jogo?
Para os que querem crescimento a qualquer preço, sem tanta ética nem respeito, que tal imaginar que para cada ação tem sempre uma reação em relacionamentos, integrações, coexistências, reciprocidade, responsabilidade, sistemas – todos complexos – que voltam para o seu negócio e para você também?
Para os que vendem um mundo melhor com produtos e serviços melhores, que tal ficar juridicamente atentos às entregas impossíveis, inatingíveis e inimagináveis, prometendo felicidade e abundância no futuro em vez de entregar isso tudo no presente, com o uso transversal e sinérgico do conhecimento aplicado ao bem-estar comum?
Para os que se autoconsideram socialmente responsáveis, mas estão preocupados apenas com o próprio bem ou em ampliar única e exclusivamente os seus bens, que tal entender que ser responsável é considerar você e todo o mundo, pois cada decisão exerce impacto, de maior ou menor proporção, não apenas no mercado, mas em todo o planeta?
Não há inteligência artificial sozinha que supere o potencial coletivo de fazer boas transformações em rede, inclusive no mundo dos negócios. Por isso, colocar a culpa em algo, alguém ou alguma tecnologia é fácil; qualquer um pode fazer. Agora, fazer alguma coisa significativa para mudar as coisas e repensar o que é sucesso, prosperidade, evolução… ah, isso é para poucos e bons. Gestão sistêmica para um mundo complexo. Tudo está ligado a tudo. E você, está ligado nisso?
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena