Na era das experiências instantâneas, das exigências ultrassofisticadas e das expectativas incessantes e fluidas, como dar conta dos desejos do consumidor? Como fazer jornadas inesquecíveis? Como estabelecer relacionamentos encantadores? Como surpreender continuamente?
Muitas das vontades atuais dos clientes transformaram-se em operações complicadas e impraticáveis em longo prazo, e quem contribuiu com esta situação foram as próprias marcas que, com suas promessas, algumas megalomaníacas e até supérfluas, revisaram a régua entre o ordinário e o extraordinário aceitável. Isso interfere não apenas nas relações com os clientes, mas em todas as relações de troca, do fornecimento de matéria-prima à avaliação pós-venda, passando por desenvolvimento de produtos, sistemas de produção, logística, vendas on-line, estratégias de comunicação, metodologias de avaliação…
O cenário é desafiador.
Todo mundo quer tudo ao mesmo tempo agora. Vivemos uma situação sem precedentes: um potencial de conectividade nunca visto no mundo físico e no digital, com um volume imensurável de informações sendo geradas em um ritmo alucinante, estimulando o imediatismo. E quem é que não quer agilidade total no menor prazo de entrega?
Todo mundo quer tudo do bem e do melhor. Não é de hoje que entregar o melhor possível em qualidade, preço, acessibilidade, disponibilidade etc. já se transformou no “mínimo”. O que todos querem é o “máximo”: a excelência, a exclusividade, a atenção plena. E quem é que não quer tudo, nas melhores condições e, de preferência, pelos melhores preços?
Todo mundo quer tudo, sempre. As pessoas estão insaciáveis com tantas propostas, promoções, soluções… Como desenhar jornadas para as imprevisíveis e instáveis trilhas do verso, do metaverso e dos mais diversos universos do varejo para atender o cliente o tempo todo por muito tempo? Marcas 100% disponíveis para você, que tal?
Alerta: não existe entrega do bom e do melhor o tempo inteiro e para a vida toda. Isso é insustentável, insano e inconsequente. E pode até inviabilizar o seu negócio.
Por isso, muito cuidado com o que você promete. Entre duas marcas, uma que anuncia mundos e fundos, mas não dá conta de entregar sequer o básico, e outra que poderia entregar bem mais (rápido, completo, atualizado, qualificado), mas ao menos entregou o combinado, a segunda opção parece mais segura.
Calibre o seu deslumbre e equilibre as expectativas dos seus clientes que vai ficar tudo bem.
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena