por Marina Pechlivanis
O que pensam sobre promoções os “compradores” das ações promocionais? O que valorizam? O que consideram inesquecível? Como fazem suas escolhas? Para que tipo de clientes estas compras são feitas, e em qual tipo de ação são utilizadas? Há preocupação com causas sociais, educacionais, culturais, ambientais? Existem regras de conduta, ética e compliance para estes processos?
Para entender as motivações que envolvem a árvore de decisão dos compradores e que certamente interferem na árvore de decisão cos consumidores, a Umbigo do Mundo, MindMiners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting. O objetivo foi mapear públicos importantíssimos para quem trabalha nesse mercado: de um lado, os consumidores (indivíduos que consomem), e de outro, os compradores (empresas que promovem) promoções, ações, ativações que fazem a economia circular e as vendas acontecerem.
Nesta “parte 2”, eis os principais insights sobre a base de 144 compradores, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017:
Key Insights PROCESSO DE COMPRAS:
- QUANTO MAIS ATUALIZAÇÃO, MELHOR:
conhecer com profundidade os fornecedores e as tendências pode surpreender os consumidores com soluções atualizadas e de qualidade: dos entrevistados, 27% afirmam buscar atualizações em feiras, nos sites de fabricantes e na web. Mas ninguém faz cursos: quem sair na frente e começar a se especializar no assunto, estará em vantagem competitiva!
- MARKETING ESCOLHE, A DIRETORIA DECIDE, A ÁREA DE COMPRAS COMPRA:
várias áreas envolvidas na tomada de decisão, que cada vez mais é feita com critério e em sinergia com as propriedades de cada marca, para fazer valer os investimentos.
Key Insights HÁBITOS DE COMPRA:
- PÚBLICOS ESTRATÉGICOS MERECEM SOLUÇÕES ESTRATÉGICAS:
ações de relacionamento junto a parceiros ou colaboradores merecem ser pensadas e planejadas para surpreender e gerar boas memórias.
- SUSTENTABILIDADE: UMA COISA É A TEORIA, OUTRA A PRÁTICA:
os entrevistados priorizam valores sustentáveis, que envolvem a qualidade e a certificação das matérias-primas, a segurança dos fornecedores, a inovação e a criatividade. Que tudo isso esteja valendo mesmo em momentos de alta pressão!
Key Insights CAUSAS & ÉTICA
- PEQUENOS GESTOS, GRANDES IDEIAS:
31% dos entrevistados produzem brindes relacionados a causas, e 26% já beneficiaram alguma instituição social: que estes números estejam em crescimento. Uma boa tendência.
- ÉTICA SEMPRE, CRIATIVIDADE TAMBÉM:
o relacionamento entre empresas e seus públicos de interesse (clientes, distribuidores, colaboradores, fornecedores, imprensa…) sempre existirá; a importância dos códigos de ética é normatizar e estabelecer regras para que as trocas não gerem benefícios indevidos. Quanto à criatividade, desde que pertinente ao repertório das marcas, essa não pode faltar.
Key Insights OPINIÃO DO COMPRADOR
- INVISTA EM SOLUÇÕES MEMORÁVEIS
criar diferenciação com ações estratégicas, que gerem encantamento e surpreendam, faz toda a diferença: embalagens, mensagens, oportunidades, eventos…
- FINAL DE ANO É O GRANDE MOMENTO DOS PRESENTES E BRINDES:
aproveite a oportunidade! Pesquise o mercado, analise os competidores, estude o que os consumidores querem. Este pode ser o grande diferencial para o sucesso de uma ação de relacionamento, estabelecendo conexões produtivas entre pessoas e marcas.
Para finalizar,
#TOP 3 DICAS PARA OS COMPRADORES
- O MERCADO SE TRANSFORMA A CADA DIA: ATUALIZE-SE SEMPRE E ATUALIZE SUA EMPRESA TAMBÉM: CURSOS, WORKSHOPS, FEIRAS PODEM FAZER A DIFERENÇA NA TOMADA DE DECISÃO.
- O QUE ESTÁ NA MODA É IMPORTANTE, MAS O CÓDIGO DA MARCA É AINDA MAIS. INVISTA EM SOLUÇÕES PROPRIETÁRIAS QUE FORTALEÇAM A IDENTIDADE DA EMPRESA: SOLUÇÕES E PERSONALIZAÇÕES DIFERENCIADAS.
- IMPLEMENTE SISTEMAS DE FEEDBACK PARA REGISTRAR O QUE AS PESSOAS ACHAM DAS AÇÕES QUE A SUA EMPRESA IMPLEMENTA. O PROCESSO PODE FICAR MUITO MAIS SUSTENTÁVEL ASSIM.
Quer conhecer a pesquisa completa? Quer conhecer mais sobre o assunto? Quer encomendar um estudo focado para a sua empresa? Escreva para
e entraremos em contato.