O que pensam sobre promoções os “compradores” das ações promocionais? O que valorizam? O que consideram inesquecível? Como fazem suas escolhas? Para que tipo de clientes estas compras são feitas, e em qual tipo de ação são utilizadas? Há preocupação com causas sociais, educacionais, culturais, ambientais? Existem regras de conduta, ética e compliance para estes processos?
Para entender as motivações que envolvem a árvore de decisão dos compradores e que certamente interferem na árvore de decisão cos consumidores, a Umbigo do Mundo, MindMiners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting. O objetivo foi mapear públicos importantíssimos para quem trabalha nesse mercado: de um lado, os consumidores (indivíduos que consomem), e de outro, os compradores (empresas que promovem) promoções, ações, ativações que fazem a economia circular e as vendas acontecerem.
Nesta “parte 2”, eis os principais insights sobre a base de 144 compradores, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017:
Key Insights PROCESSO DE COMPRAS:
conhecer com profundidade os fornecedores e as tendências pode surpreender os consumidores com soluções atualizadas e de qualidade: dos entrevistados, 27% afirmam buscar atualizações em feiras, nos sites de fabricantes e na web. Mas ninguém faz cursos: quem sair na frente e começar a se especializar no assunto, estará em vantagem competitiva!
várias áreas envolvidas na tomada de decisão, que cada vez mais é feita com critério e em sinergia com as propriedades de cada marca, para fazer valer os investimentos.
Key Insights HÁBITOS DE COMPRA:
ações de relacionamento junto a parceiros ou colaboradores merecem ser pensadas e planejadas para surpreender e gerar boas memórias.
os entrevistados priorizam valores sustentáveis, que envolvem a qualidade e a certificação das matérias-primas, a segurança dos fornecedores, a inovação e a criatividade. Que tudo isso esteja valendo mesmo em momentos de alta pressão!
Key Insights CAUSAS & ÉTICA
31% dos entrevistados produzem brindes relacionados a causas, e 26% já beneficiaram alguma instituição social: que estes números estejam em crescimento. Uma boa tendência.
o relacionamento entre empresas e seus públicos de interesse (clientes, distribuidores, colaboradores, fornecedores, imprensa…) sempre existirá; a importância dos códigos de ética é normatizar e estabelecer regras para que as trocas não gerem benefícios indevidos. Quanto à criatividade, desde que pertinente ao repertório das marcas, essa não pode faltar.
Key Insights OPINIÃO DO COMPRADOR
criar diferenciação com ações estratégicas, que gerem encantamento e surpreendam, faz toda a diferença: embalagens, mensagens, oportunidades, eventos…
aproveite a oportunidade! Pesquise o mercado, analise os competidores, estude o que os consumidores querem. Este pode ser o grande diferencial para o sucesso de uma ação de relacionamento, estabelecendo conexões produtivas entre pessoas e marcas.
Para finalizar,
#TOP 3 DICAS PARA OS COMPRADORES
Quer conhecer a pesquisa completa? Quer conhecer mais sobre o assunto? Quer encomendar um estudo focado para a sua empresa? Escreva para
e entraremos em contato.
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena