O que as pessoas desejam quando consomem?
Satisfazer necessidades, certamente: as básicas, as supérfluas, as oníricas… Desejam também pertencer, fazer parte de um grupo que, consumindo as mesmas coisas, reforça sua identidade e cria um ambiente favorável para o cultivo de vínculos, base de qualquer relacionamento.
Com esta premissa, Umbigo do Mundo, MindMiners e Brazil Promotion somaram expertises e energias e foram a campo final de 2017 para ouvir como estão as relações de troca no mundo do varejo com a pesquisa Varejo, Promoções e Gifting. O objetivo foi mapear públicos importantíssimos para quem trabalha nesse mercado: de um lado, os consumidores (indivíduos que consomem), e de outro, os compradores (empresas que promovem) promoções, ações, ativações que fazem a economia circular e as vendas acontecerem.
Nesta “parte 1”, eis os principais insights sobre a base de 500 consumidores*, entrevistados entre 31/10 e 1/11 de 2017:
Key Insights COMPRAS:
presentes para a família e celebrações em família são o maior investimento do fim de ano, comprovando festividades animadas, mas ainda tímidas.
nada de parcelar: para os entrevistados, o melhor é resolver à vista em dinheiro, cartão de débito ou crédito.
Key Insights PRESENTES:
na ordem de quem vai receber presentes estão cônjuge, familiares, filhos e, para o desalento dos amigos e colegas de trabalho, o próprio entrevistado.
— ranking dos mais comprados: vestuário, perfumaria e cosméticos; na sequência, brinquedos e eletrônicos; livros empatam com comidas e bebidas, à frente de joias e adereços; vale-presente em menor quantidade e, na visão dos entrevistados, Natal não é tempo de flores.
— boas probabilidades de você receber de seus amigos uma lembrancinha de até R$ 50,00, a não ser que tenha a sorte de conviver com os 2% que pretendem investir mais de R$ 300,00 no presente.
Key Insights PROMOÇÕES
— 87% dos entrevistados são impactados por promoções na hora das compras e preferem as que trazem benefícios imediatos como descontos, leve 3 pague 2 e compre e ganhe. Tudo o que demora para mostrar resultados é menos valorizado (junte e troque, sorteio, pontos, concursos), apesar de a maioria declarar a participação em sorteio de carros e viagens nas promoções de final de ano dos shopping centers.
— o brasileiro precisa aprender mais sobre cultura de doação. Quem sabe no futuro o formato “pague 2, leve 1 e doe o outro” começa a fazer sucesso por aqui?
— 52% dos entrevistados declaram iniciar suas compras no Black Friday para garantir melhores preços.
— para se informar sobre promoções e descontos, o local preferido é a loja física; depois, o portal virtual e as campanhas na mídia. Ligação telefônica em baixa; mensagens no whatsapp, disso todo mundo sabe, também não agradam.
Key Insights BRINDES (ou GIFTS, para os iniciados no assunto!)
o tempo passa, as modas passam, mas a vontade de colecionar permanece: miniaturas, réplicas, brinquedos, bonecos… sempre fazem sucesso e ficam na memória dos consumidores. Gadgets tecnológicos e utensílios de cozinha também agradam.
experiências, acessos e conteúdos exclusivos não são um consenso: a satisfação com um objeto criativo produzido com qualidade e durabilidade é preferência da maioria dos entrevistados.
Para finalizar,
#TOP 3 DICAS PARA AS MARCAS
Quer conhecer a pesquisa completa? Quer conhecer mais sobre o assunto? Uma boa dica é o curso Gifting&Compliance: como ser ético sem deixar de ser criativo, semana que vem, na ESPM/SP:
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A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena