Nunca se viu, com tanta velocidade e de uma única vez, tantos breakthroughs. A revolução digital movimentou todas as órbitas da sociedade e o mercado, bazar dos desejos da humanidade, foi fortemente impactado. São inúmeros novos produtos comercializados por outros inúmeros novos canais, todos de uma incessante “última geração”.
Tudo é imediato, tudo é contínuo; a ativação de vendas, antes fragmentada em áreas, processos e timings distintos, hoje são multiplataformas dinâmicas integradas e aferíveis em tempo real.
Com acesso pleno às informações, os consumidores são dotados de múltiplas conexões com alta mobilidade e estão mais exigentes, bem informados e especializados em consumo. Como fazem parte de redes virtuais de relacionamento social, consideram a opinião de um amigo, familiar ou outro consumidor ao invés de aceitar sem questionamentos a fala de um vendedor, de um comercial na TV ou de um site. Sem contar que são todos brand designers: com um post estratégico para o grupo certo na hora certa, podem ajudar a construir ou destruir a imagem de uma marca em instantes, para além do controle da indústria, da imprensa, da mídia, do varejo.
Conveniência e preço já estão comoditizados e não servem de único diferencial competitivo para as marcas preservarem a lealdade de seus clientes, mantendo escala e margens de lucro. E não há mais sequência óbvia de consumo ou lógica padrão na árvore de decisão, considerando que boa parte das pessoas está online para sondar as melhores soluções, condições, descontos e vantagens.
Em meio a tanta mudança, e considerando o momento de restrição orçamentária pelo qual as empresas estão passando, o que fazer para supreender os clientes, estimulá-los a comprar mais, garantir fidelidade? E como engajar novos clientes?
De um modo muito prático: entendendo o que este cliente deseja. Hipóteses, várias: mais e melhores modelos do produto ou serviço, mais facilidade de compra, mais design nos PDVs físicos e virtuais, maior velocidade na entrega, mais funcionalidade na embalagem, mais vídeos engraçados na web, mais convites para eventos disruptivos, mais vantagens no programa de fidelidade, entre tantas outras.
Minha aposta é a de que as pessoas querem algo muito mais simples, mas também mais complexo de se entregar: atenção, felicidade, satisfação, respeito, compromisso, reciprocidade.
Para você ter certeza, investigue.
De um lado, entenda as relações de troca que sua marca estabelece em cada relacionamento, com cada público de interesse. O que o mercado percebe sobre a sua marca? Quais expectativas sua marca gerou?
De outro, avalie se o discurso da marca está consistente. O que sua marca está comunicando? Está claro para o mercado? Quais as suas intenções?
Calibrar expectativas e intenções é fundamental para investir em ativações mais eficientes, sustentáveis e rentáveis. E para gerar não apenas boas vendas, mas bons negócios para você, para seus clientes e para o mundo.
É tempo de breakthrough. Aproveite.
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena