Já ouviu falar em marketing de parede, o “wall marketing”?
Pois vou apresentá-lo, que há tempos venho, intrigada, estudando as interessantes mensagens que as empresas enquadram com nobres molduras ou adesivam em suas paredes, da recepção aos toilletes, passando pela sala de reunião. Qual mantras, resumem com efeito de parábola bíblica a trindade “missão, visão e valores”. E então se reproduzem: da parede para o site, do site para os materiais institucionais, dos institucionais para os gifts.
E oh, como podem ser paradoxais!
Eu vos pergunto: são decoração ou estão no coração das pessoas, que realmente fazem as corporações pulsarem?
Muitos dos textos que estudei são resultantes do “efeito slogan”; outros tantos parecem saídos de uma mesma fórmula. O fato é que, rococós linguísticos à parte, a melhor proposição é a mais autêntica, a que possibilite reconhecimento imediato para dentro e para fora, junto a todos os stakeholderes. O simples, mas verdadeiro.
Há inúmeros prêmios para avaliar a criatividade e a eficiência de uma campanha, case de marketing ou endomarketing. Mas quem avalia os discursos corporativos e os premia considerando sua pertinência e unissonidade? Certamente alguém irá fazê-lo, e cada vez mais rápido, de forma aferível e evidente: em níveis de consumo, em níveis de empregabilidade, em rankings de preferência junto aos fornecedores, em indicativos de valor de marca. Traduzindo: criando relacionamento ou deixando de se relacionar com uma marca.
Uma marca é aquilo que ela oferece. Isso deve ficar claro em toda a corporação. Parece óbvio, mas requer um trabalho complexo de pesquisa, planejamento e estratégia, priorizando informações. Pressupõe começo, diversos meios e um sem fim de possibilidades para criar uma matriz discursiva passível de representar, com poder de um mínimo múltiplo comum, toda a potencialidade que uma marca representa.
Enquadrar, adesivar, imprimir, falar… é fácil. Difícil é criar vínculos fortes e respeitosos, que sejam bons negócios para todos.
Fazedores de wall marketing: muita atenção!
Seja lá o que vocês programaram para a parede, para a campanha de mídia e para a ação promocional, a verdade é essa: talvez as pessoas não queiram nada disso. Querem apenas marcas autênticas, que sejam verdadeiras em suas atitudes e entregas, e que façam a diferença em seu dia-a-dia.
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena