Estamos em uma era de questionamento de valores em escala global conectada em grandes redes digitais. O que é certo ou errado? O que é bom ou ruim? Qual o justo e o injusto? Aonde iremos parar? Por que estamos indo assim?
Tudo está instável e os valores estão confusos.
Especialmente pelo fato de que, quando se fala em valor, as coisas não valerem as mesmas coisas para todas as pessoas: cada um acredita de uma forma diferente; tem entendimentos distintos do real sentido das coisas.
Mas existem alguns valores que são claros e certos.
São outros tempos, outros desafios, outras condições de planeta. Faz sentido trazer à tona uma nova forma de entender qual é a razão de consumir, vender, comprar, acumular, ganhar, trocar e compartilhar. Mais do que uma questão econômica, trata-se de uma questão conceitual, de conscientização, de remodelagem das formas como os negócios e todas as trocas que esses representam, materiais ou simbólicas, foram estabelecidos.
Talvez pela primeira vez em centenas de anos, esta é a voz comum de desejos que consumidores, fornecedores e colaboradores, entre tantos outros públicos relacionados, fazem às marcas e empresas com as quais convivem diariamente. É uma completa transformação de valores, que coloca as premissas da economia tradicional em cheque, inclusive o velho modelo de fazer ações, ativações, eventos, em um sistema que tem condições de mensurar e qualificar em tempo real cada mínima interação.
Todo mundo quer viver bem com tudo de bom.
Apesar de as pessoas acreditarem de forma diferente e valorarem as coisas com lógicas muitas vezes ilógicas, todos pensam em levar uma vida boa, realizando seus desejos seja lá quais forem. Por isso, mesmo com todo o big data do mundo, é tão complexo pensar em ações de comunicação para as marcas que enderecem soluções para estas expectativas.
Por isso #fica a dica: ao planejar suas próximas ações, para além das velhas técnicas de vender mais que proporcionam retorno e lucro, pense também em um ambiente de relacionamento no qual princípios humanitários como respeito ao próximo, gentileza, reciprocidade, doação e generosidade façam parte da estratégia. E ofereça ideias que possibilitem soluções viáveis para um mundo melhor, estendendo às pessoas, físicas ou jurídicas, o papel de agentes transformadores de um novo ambiente, com novas relações de troca, novos laços de reciprocidade e novas metas de qualidade de vida. Tudo isso sem perder a autenticidade com que a marca foi construída.
Encantamento, relacionamento, responsabilidade.
Isso muda completamente os valores do seu show.
Agora é com você.
*Adaptado do Livro Economia das Dádivas, de Marina Pechlivanis (Alta Books 2016)
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena