Tudo está ligado a tudo. E você, está ligado nisso?
Autora: Marina Pechlivanis – Autora de Economia das Dádivas
Clique aqui para fazer download do conteúdo online do livro!
Este é o primeiro livro a tratar da Teoria da Complexidade em toda sua amplitude conceitual, proporcionando uma abordagem multidisciplinar teórica contemporânea ao mesmo tempo em que cria interações práticas com a realidade. Ao final da leitura, o leitor estará preparado para entender o poder das conexões humanas, sociais, econômicas e profissionais, gerando valor para si, para seus negócios e para a comunidade onde vive e atua.
O principal diferencial do livro é sua construção complexa e descomplicada: uma diversidade de campos do conhecimento e uma pluralidade de vozes para abordar os fundamentos e as aplicações da visão sistêmica, convidando o leitor, por meio de exercícios e provocações, a fazer parte desse coro.
“Este é um livro de questionamentos, e “realidades incômodas” são o meu ponto de partida:
Vivemos em um mundo interdependente onde tudo está ligado a tudo (precisou acontecer uma pandemia para percebermos).
Criamos soluções para pessoas conectadas em rede (quando parte da população não tem acesso a saneamento básico, que dirá à internet).
Desvalorizamos a sabedoria tradicional que nos trouxe até aqui (e pensamos que tudo se resolve com Inteligência Artificial).
Acreditamos que podemos sair do sistema, pois este não funciona (até perceber que esse sistema está integrado a outros, pois tudo o que existe, existe em sistema).
Mais que respostas, você terá repertório para entender como muitos dos desafios complexos da atualidade podem ser solucionados com a gestão sistêmica, o que faz toda a diferença no presente e no futuro sustentável dos negócios, da sociedade e do planeta.
Para que a sua experiência de leitura seja mais proveitosa, você encontrará:
Exercícios práticos, Reflexões estratégicas; Curiosidades integrativas e Entrevistas inspiradoras.
Conexões iluminadas, hoje e sempre!
Marina Pechlivanis
A Supermercado Moderno começou a ter crise de identidade. Solicitamos trabalho de reposicionamento de marca, e a Umbigo fez um estudo profundo com as comunidades que nós servimos e formamos. Excelente, e o resultado foi uma transformação, um reposicionamento superimportante que culminou na troca da marca para SA Varejo, que tem um posicionamento muito diferente hoje, muito claro. O trabalho da Umbigo foi fundamental.
Sérgio Alvim,
CEO Grupo Cinva
Fiquei feliz por ter recapitulado o ano de 2009, primeira vez que tive contato com a Umbigo do Mundo. Na época eu trabalhava com promoção, patrocínio e publicidade no segmento Estilo do Banco do Brasil e precisávamos posicionar a marca como alta renda. A Umbigo foi fundamental para as ativações que fizemos com este público em projetos como SPFW, lançamento do cartão Ourocard bandeira AMEX, dentre outras ações. Inclusive com o público varejo, quando fui para o Centro Cultural Banco do Brasil e tínhamos que falar de cultura, arte, cinema, música com um público mais amplo. A Umbigo sempre esteve do nosso lado: trazendo soluções inovadoras, contemporâneas e com narrativas que não só entregavam a própria ação como davam um sentido para as pessoas participarem. Tanto com o gifting como com as jornadas. Vou dizer algo: a Umbigo do Mundo já falava disso muito antes de se falar em transformação digital e experiência do cliente ou do usuário. Sempre se preocupou com isso, que fez todo o encantamento de todas as ações que fizemos juntos.
Tadeu Figueiró,
Superintendência comercial e marketing da BB SEGUROS
Somos uma empresa do ramo do agronegócio situada no Campo Novo do Parecis, no Estado do Mato Grosso. Trabalhar com a Umbigo do Mundo abriu a nossa mente para novos horizontes. Nós saímos fora da caixa e expandimos as perspectivas em relação ao mercado e ao mundo em que estamos inseridos. Percebemos que o negócio tem o seu brilho, seu ponto positivo. Só falta que esta pedra preciosa seja polida para que isso fique em evidência e para que a gente possa encantar as pessoas que nos rodeiam. A metodologia de Dádivas de Marca ajuda a empresa no autoconhecimento e faz com que possamos nos enxergar pelos olhos de nossos stakeholders e, a partir daí, possamos traçar nossas estratégias. Isso é importante pois às vezes os outros enxergam detalhes que não vemos. Isso nos ajuda a melhorar como um todo o nosso negócio. Não é fácil; exige análise bastante profunda e nesse momento você não fala de coisas tangíveis, materiais, números. Fala de cultura, percepção, sentimento… não que valores financeiros não façam parte da estratégia, mas as percepções coletadas com Dádivas de Marca transcendem tudo isso. No fundo é algo que sempre este ali em nosso negócio, mas que a partir de agora passamos a visualizar de outra forma. A partir do momento que todo este trabalho veio para uma só unidade e criamos a nossa Dádiva de Marca, melhoramos nosso envolvimento com nossa equipe, fortalecemos as nossas dádivas, que é exatamente o que vai nos diferenciar no mercado.
Dulce Chiamulera Ciochetta,
sócia-proprietária do Grupo Morena