UMBIGO DO MUNDO COMUNICAÇÃO
Planejamento estratégico para posicionar e transformar negócios.

Somos uma empresa de comunicação autêntica desde 1999, que viveu a era da agência de publicidade e promoções, rapidamente se diferenciou com o conceito de gifting e hoje atua com metodologias proprietárias atendendo a marcas, organizações e indivíduos.

Nossa atuação envolve estudos de autoconhecimento, posicionamento e planejamento com o intuito de criar repertórios particulares, estruturando a engenharia dos pontos de percepção das crenças, rituais e valores de seus clientes. Afinal, uma marca é o que oferece em todas as suas relações de troca. E quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra.

Nossa proposta integra às metas comerciais questões contemporâneas que estimulem trocas construtivas na nova economia, trabalhando a autossustentabilidade, a viabilidade econômica e social e também temáticas relevantes de participação e transformação social.

Nossas metodologias já foram implementada em clientes dos mais diversos segmentos: saúde, tecnologia, agronegócio, educação, empreendedorismo social, consultoria, hotelaria, moda; na indústria, no varejo, em associações, start ups e OSCs

HISTÓRIA
EXPERTS EM RELAÇÃO DE TROCA:
DO GIFTING ÁS DÁDIVAS DE MARCA.
por Marina Pechlivanis

Desde a sua fundação a Umbigo do Mundo sempre focou em estudar as relações de troca, a circularidade das ações e reações e o poder dos relacionamentos.

Tem algo mais estratégico que entender esse sistema no mundo dos negócios? O conceito de Gifting não existia no Brasil. Cunhei em 2008 e registrei no INPI. O que fiz com isso? Criamos uma categoria de mercado: hoje há várias empresas que possuem departamento e/ou pensamento de Gifting e entendem que “gifting” não é só distribuir gifts; envolve gerar relacionamento no processo de comunicação, ativação, endomarketing, treinamento, promoções. Por conta disso fomos convidados para várias novas oportunidades.

Palestrar no Giving is Taking (PromoLions/Festival de Cannes, França, 2008). Dar entrevistas, entre outros canais, na Globo (Mundo S.A., 2011 e Conta Corrente, 2013) e na Gazeta (Todo Seu, 2014). Ministrar mais de 300 palestras no Brasil e no mundo. Escrever inúmeros artigos escritos nos mais variados veículos de comunicação. Divulgar vídeos no YouTube e plataformas de conteúdo. Aplicar cursos como “Gifting: uma marca é o que ela oferece” e “Gifting e Compliance” (ESPM, de 2012 a 2017) e, claro, um livro para completar: “Gifting: como oferecer brindes, encantar clientes e fazer bons negócios” (lançado em 2009 e reeditado em 2018 pela Alta Books, com a parceria do IBDEE, Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial). Implementar mentoria para áreas de comunicação, marketing, vendas e RH de várias empresas. Sem contar as milhares de ações que desenvolvemos com milhões de gifts distribuídos para centenas de marcas. Temos a teoria, e temos muita prática também. Ah, e prêmios, muitos prêmios nacionais e internacionais por conta disso.

Ao longo do tempo nós nos especializamos em relações de troca e utilizamos todo este aprendizado para criar nossas próprias metodologias e ferramentas de diagnóstico, auto-conhecimento e planejamento em comunicação.

Tanto na vida social quanto na profissional, nossos relacionamentos são baseados em trocas, que sempre carregam uma intenção.

E as metodologias ajudam a mapear como este processo acontece, apoiando marcas, seja de um produto, de um país ou mesmo de uma pessoa, no processo de autoconhecimento para que coloquem em circulação aquilo que têm de mais autêntico, valioso e estratégico.

O Índice de Consistência Perceptiva® é um questionário com 71 perguntas qualitativas e quantitativas que mapeia as percepções que os mais diferentes públicos possuem sobre esta marca, com base nas memórias, crenças, oferendas, sinestesias e rituais. A Metodologia Dádivas de Marca® ajuda a localizar o que esta marca tem de mais dadivoso para oferecer alicerçada em 8 pilares (propósito, dom, oferta, entrega, energia, troca, encanto e destino) e 8 fases, incluindo a Dinâmica de Dádivas®, uma eficiente iniciativa para integrar e mobilizar equipes e indivíduos. Já o Sistema das Relações de Troca® mapeia o fluxo da informação pelos diferentes públicos com quem a marca se relaciona, estruturando e avaliando tudo o que é colocado em circulação: o que foi entregue, percebido, valorizado e compartilhado. Feito isso, hora de Gifting&Rituals Map®, que calibra o que a marca é ao contexto onde está inserida para gerar ações, ativações e iniciativas de negócios mais produtivas. E para organizar tudo isso, o Gifting Guide®: um autêntico manual de todas as entregas de uma marca para que esta possa atuar de forma plena no mercado, de acordo com as suas narrativas.

Nessa jornada percebemos uma forte vocação para apoiar o Terceiro Setor, e criamos a Matriz CDRV®, que mapeia e estrutura as ações de captação, doação, visibilidade e reputação das organizações. E sabendo que relacionamento sem encanto não gera negócio, lançamos a metodologia de autoconhecimento Gestão de Encantamento®.

QUE RELAÇÃO DE TROCA VOCÊ QUER COM SEUS CLIENTES,
FORNECEDORES, COLABORADORES, INVESTIDORES, VOLUNTÁRIOS?
MARQUE UMA CONVERSA; SOLICITE UMA PROPOSTA.

CONDUTA SOCIAL

Somos parceiros executivos do Dia de Doar no Brasil desde 2015.
www.diadedoar.org.br

Compartilhamos nosso conhecimento com a sociedade pelo sistema UM POR TODOS: para cada cliente pagante, doamos a quantidade equivalente de inteligência aplicando nossas metodologias em organizações da sociedade civil.


RESPONSABILIDADE ÉTICA

Empresa assossiada ao IBDEE Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial.