ARTIGOS

10 de junho de 2019

A MÁGICA DOS VÍNCULOS*

Por Marina Pechlivanis Falar em “gerar vínculos com o mercado” virou moda. Todo mundo está falando que sabe fazer mas será que todos sabem, para começo de conversa, o que significa isso? Vínculo tem a ver com mágica. E mágica tem a ver com símbolos. Para Joseph Campbell, “o símbolo atua como um botão automático que libera energia e a […]
10 de junho de 2019

TUDO CONECTADO*

Por Marina Pechlivani Quer você queira, quer não, estamos ligados por imensas redes de comunicação e por laços de reciprocidade. Esses laços formatam nossa vivência e atuam sobre nossas interações com o mundo e com as outras pessoas, criando uma espécie de tecido que envolve a sociedade e governa os comportamentos individuais, em uma relação de trocas permanentes e mútuas. […]
10 de junho de 2019

O SEGREDO DA GESTÃO DE ENCANTAMENTO*

Por Marina Pechlivanis Você pode ser um PHd com titulação internacional. Pode ter feito as mais sofisticadas especializações nas universidades que são referência no assunto. Pode ter anos de experiência nas maiores e melhores empresa do mercado. Pode ter lido muitos livros, visto muitos filmes, visitado muitas exposições. Pode conhecer todos os famosos e todos os influentes. Pode ter dinheiro […]
10 de junho de 2019

MENOS É MAIS*

Por Marina Pechlivanis Vivemos em um intenso emaranhado de fatos e dados. Ou em um “estranho jogo de cruzamentos”, nas palavras do antropólogo italiano Massimo Canevacci. Com a web, tudo ficou multiconectado e comprimido, encolhendo o mapa do mundo, relativizando medições tidas como certas por séculos — o tempo e o espaço —, desestruturando as escalas de valor e volatilizando […]
10 de junho de 2019

ENCANTADOS & DESENCANTADOS*

Por Marina Pechlivanis Em muitas campanhas, eventos e ações de ativação é comum ver celebridades consideradas “encantadoras” associando suas imagens às marcas que as patrocinam. Afinal, o que faz com que “alguém” seja escolhido para representar um produto ou serviço mesmo sem ter nenhum vínculo prévio com as empresas? O que agrada o público? O tem relacionamento com a marca? […]
10 de junho de 2019

É gratis! Oba!*

Por Marina Pechlivanis No passado, grátis era a fartura com a qual éramos servidos pela natureza: os recursos naturais por si davam conta da subsistência humana. Curiosamente, é o momento atual que recebe o nome oficial de “era do grátis”: tudo aparentemente disponível, acessível, sem barreiras e tarifas, resultado do imediatismo na comunicação e informação. É toda uma “cultura do […]

PUBLICAÇÕES