ARTIGOS

10 de junho de 2019

É gratis! Oba!*

Por Marina Pechlivanis No passado, grátis era a fartura com a qual éramos servidos pela natureza: os recursos naturais por si davam conta da subsistência humana. Curiosamente, é o momento atual que recebe o nome oficial de “era do grátis”: tudo aparentemente disponível, acessível, sem barreiras e tarifas, resultado do imediatismo na comunicação e informação. É toda uma “cultura do […]
10 de junho de 2019

ALAKAZAM, SIMSALABIM*

Minha conversa hoje é sobre palavras. Não quaisquer palavras, mas palavras mágicas, que têm poder. De abrir e de fechar portas, negócios e oportunidades, por exemplo. De construir novos horizontes e perspectivas ou de encerrar possibilidades e acabar com as expectativas. No fim do dia, são as palavras que fazem, são as palavras que ditam, são as palavras que ficam. […]
10 de junho de 2019

O jeito certo*

Tem gente que acha que só existe uma verdade, e que todo mundo entende as coisas de um único jeito, o chamado “jeito certo”. Isso vale para tudo, de receita para fazer bolo crescer a fórmula para fazer evento acontecer. Ora, pressupor que todo mundo entende exatamente a mesma coisa é assumir o desconhecimento de instâncias sociais, culturais, educacionais, econômicas, […]
10 de junho de 2019

De perto ninguém é normal*

Enquanto muitos se dedicam a estudar o comportamento dos consumidores, sempre gostei de estudar o comportamento das marcas. Como conseguem criar relações interessantes, memoráveis e consistentes com seus públicos de relacionamento? Por que umas se transformam em “marcas amadas” ou “marcas desejadas” e outras, por mais que se esforcem fazendo maravilhosas campanhas com vultosos investimentos em comunicação e marketing, mesmo […]
10 de junho de 2019

Participe, dizia a promoção. E todos obedeceram.

 “Consumir por necessidade, por desejo e vontade. Ou, na outra ponta, do iceberg, consumir por compulsão, por ansiedade. A escolha é, sim, de cada um de nós.” Dra. Maria Aparecida Baccega   Por que consumimos? Por que queremos? Ou por que nos mandam? Vivemos de trocas. Com nós mesmos, com o meio, com o próximo. A mídia disponibiliza informações sobre […]
10 de junho de 2019

Cuidado com o Wall Marketing

Por Marina Pechlivanis Já ouviu falar em marketing de parede, o “wall marketing”? Pois vou apresentá-lo, que há tempos venho, intrigada, estudando as interessantes mensagens que as empresas enquadram com nobres molduras ou adesivam em suas paredes, da recepção aos toilletes, passando pela sala de reunião. Qual mantras, resumem com efeito de parábola bíblica a trindade “missão, visão e valores”. […]

PUBLICAÇÕES