ARTIGOS

12 de março de 2020

Negócios sem propósito

Por Marina Pechlivanis É curioso ouvir de executivos as palavras “amor”, “inteligência espiritual” e “verdades do coração”, expressões que há alguns anos seriam motivo de piada nos escalões decisivos de muitas empresas. O primeiro passo foi dado por empresas e líderes mais audazes, que romperam barreiras lançando um novo modelo de cultura corporativa e um novo formato de gestão de […]
10 de março de 2020

O segredo da gestão de encantamento

Por Marina Pechlivanis Pode ser um PHd com formação internacional. Pode ter feito as mais sofisticadas especializações nas universidades que são referência no assunto. Pode ter anos de experiência nas maiores e melhores empresas do mercado. Pode ter lido muitos livros, visto muitos filmes, visitado muitas exposições. Pode conhecer todos os famosos e todos os influentes. Pode ter dinheiro e […]
10 de março de 2020

OPINIÃO: Clientes? Saiba por onde começar o encantamento

Encantar clientes é um desafio; mas todos podem conseguir, basta se relacionar de forma direta e efetiva Por Marina Pechlivanis Quem é que não quer uma relação empática, estratégica e mágica com os seus clientes? Que gere vendas e fidelização, boas memórias e muita, mas muita recomendação? Todo mundo quer. Mas quem realmente consegue implementar este relacionamento maravilhoso e produtivo […]
21 de janeiro de 2020

Uma coisa é atender, outra coisa é surpreender. Conheça a receita secreta da Cacau Show

Por Marina Pechlivanis É preciso incluir encantamento no planejamento de atendimento. Leia entrevista com Alê Costa, CEO e fundador da Cacau Show Parece tudo igual, mas não é. Tem muita marca se gabando de ter uma equipe de atendimento boa, uma experiência de compra boa, uma taxa de fidelização boa, mas o bom nem sempre é suficiente para surpreender os […]
10 de dezembro de 2019

Não basta vender. É preciso encantar

Por Marina Pechlivanis Sim, as pessoas querem descontos, promoções, condições especiais, entregas rápidas… Mas querem também ser positivamente surpreendidas e encantadas pelas marcas. No mundo do varejo, o básico “toma-lá-dá-cá” pode estar com os dias contatos. Sim, as pessoas querem descontos, promoções, condições especiais, entregas rápidas… Mas querem também ser positivamente surpreendidas, encantadas pelas marcas. Querem iniciativas memoráveis, que gerem […]
10 de junho de 2019

GURUS DO FUTURO*

Por Marina Pechlivanis Opinar todo mundo opina, palpitar todo mundo palpita e prever todo mundo acha que sabe. Quando o assunto é futurologia, o fato é que cada um faz as previsões de acordo com o seu repertório — depende do seu universo de relacionamento, de sua rede de contatos e de suas perspectivas na vida e nos negócios. Para […]

PUBLICAÇÕES

18 de setembro de 2019

Estudo sobre estratégias de comunicação em organizações do terceiro setor

Sem comunicação, não há visibilidade. Sem visibilidade, não se constrói reputação. Sem reputação, quem fará uma doação? E quem apoiará um processo de captação? Cada vez mais o Terceiro Setor está se aprimorando em estratégias de comunicação como fator de sobrevivência de suas organizações. Soluções criativas, parcerias inusitadas e estratégias ousadas começam a fazer parte do dia a dia como […]
5 de junho de 2019

Cartilha – 2ª edição: Como ser ético sem deixar de ser criativo

Orientações e Conduta para Relacionamento com o Setor Público: Brindes, Presentes e Hospitalidade http://ibdee.org.br/wp-content/uploads/2017/05/CartilhaGiftingCompliance2017.pdf
5 de junho de 2019

COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE CULTURA FAST-FOOD: uma eXperiência na praça de alimentação

Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), linha de pesquisa Impactos Socioculturais da Comunicação Orientada para o Mercado, como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre em Comunicação. Ver dissertação completa (PDF 4MB)