ARTIGOS

10 de junho de 2019

GURUS DO FUTURO*

Por Marina Pechlivanis Opinar todo mundo opina, palpitar todo mundo palpita e prever todo mundo acha que sabe. Quando o assunto é futurologia, o fato é que cada um faz as previsões de acordo com o seu repertório — depende do seu universo de relacionamento, de sua rede de contatos e de suas perspectivas na vida e nos negócios. Para […]
10 de junho de 2019

A MÁGICA DOS VÍNCULOS*

Por Marina Pechlivanis Falar em “gerar vínculos com o mercado” virou moda. Todo mundo está falando que sabe fazer mas será que todos sabem, para começo de conversa, o que significa isso? Vínculo tem a ver com mágica. E mágica tem a ver com símbolos. Para Joseph Campbell, “o símbolo atua como um botão automático que libera energia e a […]
10 de junho de 2019

TUDO CONECTADO*

Por Marina Pechlivani Quer você queira, quer não, estamos ligados por imensas redes de comunicação e por laços de reciprocidade. Esses laços formatam nossa vivência e atuam sobre nossas interações com o mundo e com as outras pessoas, criando uma espécie de tecido que envolve a sociedade e governa os comportamentos individuais, em uma relação de trocas permanentes e mútuas. […]
10 de junho de 2019

O SEGREDO DA GESTÃO DE ENCANTAMENTO*

Por Marina Pechlivanis Você pode ser um PHd com titulação internacional. Pode ter feito as mais sofisticadas especializações nas universidades que são referência no assunto. Pode ter anos de experiência nas maiores e melhores empresa do mercado. Pode ter lido muitos livros, visto muitos filmes, visitado muitas exposições. Pode conhecer todos os famosos e todos os influentes. Pode ter dinheiro […]
10 de junho de 2019

MENOS É MAIS*

Por Marina Pechlivanis Vivemos em um intenso emaranhado de fatos e dados. Ou em um “estranho jogo de cruzamentos”, nas palavras do antropólogo italiano Massimo Canevacci. Com a web, tudo ficou multiconectado e comprimido, encolhendo o mapa do mundo, relativizando medições tidas como certas por séculos — o tempo e o espaço —, desestruturando as escalas de valor e volatilizando […]
10 de junho de 2019

ENCANTADOS & DESENCANTADOS*

Por Marina Pechlivanis Em muitas campanhas, eventos e ações de ativação é comum ver celebridades consideradas “encantadoras” associando suas imagens às marcas que as patrocinam. Afinal, o que faz com que “alguém” seja escolhido para representar um produto ou serviço mesmo sem ter nenhum vínculo prévio com as empresas? O que agrada o público? O tem relacionamento com a marca? […]

PUBLICAÇÕES

18 de setembro de 2019

Estudo sobre estratégias de comunicação em organizações do terceiro setor

Sem comunicação, não há visibilidade. Sem visibilidade, não se constrói reputação. Sem reputação, quem fará uma doação? E quem apoiará um processo de captação? Cada vez mais o Terceiro Setor está se aprimorando em estratégias de comunicação como fator de sobrevivência de suas organizações. Soluções criativas, parcerias inusitadas e estratégias ousadas começam a fazer parte do dia a dia como […]
5 de junho de 2019

Cartilha – 2ª edição: Como ser ético sem deixar de ser criativo

Orientações e Conduta para Relacionamento com o Setor Público: Brindes, Presentes e Hospitalidade http://ibdee.org.br/wp-content/uploads/2017/05/CartilhaGiftingCompliance2017.pdf
5 de junho de 2019

COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE CULTURA FAST-FOOD: uma eXperiência na praça de alimentação

Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), linha de pesquisa Impactos Socioculturais da Comunicação Orientada para o Mercado, como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre em Comunicação. Ver dissertação completa (PDF 4MB)