ARTIGOS

5 de outubro de 2020

De simpática a telepática: Como está a sua empresa na escala do encantamento?

Por Marina Pechlivanis A postura adotada pela empresa – simpática, antipática, apática, empática ou telepática – influencia o encantamento do consumidor; entenda. Mesmo com tantas referências práticas e estudos científicos que comprovam o poder das condutas, dos gestos e das palavras para encantar e fazer bons negócios que tragam conforto, felicidade e bem-estar às pessoas, ainda há quem insista em […]
20 de agosto de 2020

Para quem se quer reinventar ou empreender: reflexões em tempos de pandemia

Por Marina Pechlivanis Momentos como o que estamos a viver servem para parar e pensar. E, depois disso, agir. Como estamos a actuar no mercado? Com quem? Para quem? Por qual motivo? Qual o preço disso tudo? Isso tudo faz sentido? É nesse sentido que devemos prosseguir? Foi pensando exactamente no sentido das coisas e em caminhos a trilhar que […]
15 de maio de 2020

O novo normal é o anormal

Por Marina Pechlivanis Qualquer hábito torna a nossa mão mais engenhosa e o nosso gênio mais desajeitado, segundo Friedrich Nietzsche. Para Erasmo, não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável. Para Ovídio, nada é mais forte do que o hábito. Mark Twain defende que não se larga um hábito arremessando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer […]
13 de maio de 2020

O futuro dos preços: 3 tendências e inúmeras oportunidades

Por Marina Pechlivanis É desafiador definir o valor e o preço das coisas na sociedade atual. Conheça três conceitos que ajudam a entender esse cenário. Hoje, com tantas transformações nas relações de troca que norteiam os negócios e a sociedade, não existe pensamento econômico que não passe pela gestão sustentável dos recursos. Os fatos reais são de alta na taxa […]
6 de maio de 2020

ARTIGO: A hora e a vez da generosidade corporativa

Por Marina Pechlivanis Entenda o que há por trás do conceito de generosidade e o papel das empresas diante dele. Por sua posição estratégica no sistema, envolvendo grandes volumes de capital humano e material, as empresas são cada vez mais cobradas por sua atuação relacionada ao bem social. Essa postura vale para seus funcionários, com condições respeitosas de trabalho; para […]
16 de abril de 2020

Consumo: o que valia e o que não vale mais

Por Marina Pechlivanis É curioso ouvir de executivos as palavras “amor”, “inteligência espiritual” e “verdades do coração”, expressões que há alguns anos seriam motivo de O mundo que conhecíamos mudou completamente, especialmente por causa de um ser invisível. Afinal, como está o consumo hoje e como será amanhã? A crise está em todos os cantos. O mundo está revendo sua […]

PUBLICAÇÕES

21 de dezembro de 2020

Pesquisa Empresas Encantadoras 2020

O que faz uma empresa ser encantadora não é mágica. Também não é apenas uma fórmula específica, uma campanha específica, uma iniciativa específica, uma liderança específica, uma ferramenta específica. É uma combinação de fatores proprietários e uma gestão de pequenos detalhes que compõem a chamada “identidade encantadora”, que tem o poder de atrair a atenção dos diversos públicos com quem […]
18 de setembro de 2019

Estudo sobre estratégias de comunicação em organizações do terceiro setor

Sem comunicação, não há visibilidade. Sem visibilidade, não se constrói reputação. Sem reputação, quem fará uma doação? E quem apoiará um processo de captação? Cada vez mais o Terceiro Setor está se aprimorando em estratégias de comunicação como fator de sobrevivência de suas organizações. Soluções criativas, parcerias inusitadas e estratégias ousadas começam a fazer parte do dia a dia como […]
5 de junho de 2019

Cartilha – 2ª edição: Como ser ético sem deixar de ser criativo

Orientações e Conduta para Relacionamento com o Setor Público: Brindes, Presentes e Hospitalidade http://ibdee.org.br/wp-content/uploads/2017/05/CartilhaGiftingCompliance2017.pdf
5 de junho de 2019

COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE CULTURA FAST-FOOD: uma eXperiência na praça de alimentação

Dissertação apresentada ao programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), linha de pesquisa Impactos Socioculturais da Comunicação Orientada para o Mercado, como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre em Comunicação. Ver dissertação completa (PDF 4MB)